Caruaru dá início, na noite deste sábado (31), às festividades juninas de 2014
Diogenes Barbosa
Começa neste sábado (31) mais uma edição do São João de Caruaru. A festa tem início em grande estilo, com shows no Parque de Eventos Luiz “Lua” Gonzaga e a abertura dos polos de animação, entre eles os que funcionam no largo da antiga Estação Ferroviária, a exemplo do Polo do Repente e do Polo das Quadrilhas. O período contará com várias apresentações artísticas e culturais que atraem milhares de turistas e visitantes para a cidade.
A primeira noite de shows no Parque de Eventos Luiz ‘‘Lua” Gonzaga, principal polo de animação, será aberta pelo cantor e compositor Azulão. Um caruaruense de baixa estatura, porém com uma grande voz.
No repertório, sucessos como ‘‘Nêga Buliçosa”, ‘‘Barra dos Coqueiros” e ‘‘Caruaru do Passado”. Também a canção ‘‘Afogando a minha dor”, aquela na qual Azulão canta: “Bote a toalha na mesa/ Traga mais uma cerveja/ Vou beber lá fora/ Para afogar essa dor/ Que sinto do meu amor/ Que partiu agora (…)”. “Esta última deve, inclusive, abrir o show desta noite”, antecipa o artista.
Azulão dividirá o palco com o filho, o cantor Azulinho, jovem que seguiu os passos do pai e lançou há poucos meses o primeiro CD da carreira. No repertório, ele deverá interpretar músicas do pai, mas também composições da carreira solo.
Sobre a responsabilidade de abrir oficialmente o São João deste ano, Azulinho afirma que está sendo muito gratificante para ambos. “É muito bom fazer um show como este na abertura do Maior e Melhor São João do Mundo. Estamos muito felizes”, observa.
O jovem artista antecipa que ‘‘Forró Made in Caruaru” e ‘‘Solte Azulão” estarão sendo interpretadas por ele.
O segundo artista que se apresenta na noite deste sábado é ninguém menos que Alceu Valença. Um pernambucano reconhecido por cantar frevo, maracatu e ciranda, mas que, neste período, se dedica aos shows de forró.
As outras duas atrações da noite são o cantor e compositor Dorgival Dantas e a banda Brucelose, um grupo de Gravatá que fez bastante sucesso no fim da década de 90, com músicas como ‘‘Sede de te Amar”: “Sempre que eu te vejo, sinto sede de te amar/ Me perdoa pelas vezes, que eu fiz você chorar/ Toda noite em minha cama, não consigo te esquecer/ E se vou dormir eu sonho com você”.
Os shows no Parque de Eventos voltam a acontecer no domingo (1º) e na sexta-feira (6). Não haverá apresentações neste polo de animação entre a segunda (2) e a quinta-feira (5).
POLOS DE ANIMAÇÃO DO SÃO JOÃO DE CARUARU 2014
Parque de Eventos
Área com capacidade para receber cerca de 100 mil pessoas, inteiramente decorada com cenografia junina. Sedia uma moderna estrutura de palco, com 18 metros de comprimento. Funcionará de sexta a domingo, além dos feriados juninos e dias dos santos reverenciados no período.
Forró do Candeeiro
Localizado dentro do Parque de Eventos, possui área de 375 metros quadrados. É um arraial popular, montado com estrutura de palco, som e luz para a apresentação de artistas locais, valorizando a cultura da região e contemplando os que gostam de dançar o autêntico forró pé-de-serra. Funcionará nos mesmos dias que o Parque de Eventos.
Estação Ferroviária
Uma cidade cenográfica com casinhas características e ruas cujos nomes homenageiam grandes artistas regionais e nacionais. Esse espaço será dividido em diversos subpolos. Quem percorrer o local irá se deparar com amostras da diversidade cultural das comunidades agrestinas. Funcionará de terça a domingo, a partir das 17h.
Polo dos Restaurantes
Conjunto de restaurantes com comidas e bebidas típicas, além de uma palhoça onde ocorrem apresentações culturais de diversas cidades do Nordeste (cantores, bandas de forró, trios pé-de-serra e bandas de pífanos). Funcionará de terça a domingo, a partir das 17h.
Polo do Repente
Espaço para a cultura popular (repentistas, cordelistas, declamadores, aboiadores, festival de emboladores de coco, contadores de causos e esquete teatral). Funcionará de terça a domingo, a partir das 17h.
Polo Alternativo
O Polo Alternativo é palco para apresentações de bandas e cantores que não interpretam apenas os ritmos juninos. É o espaço para fusões musicais, rock, MPB, pop e promete atrair o público jovem. Os shows acontecem de quinta a domingo, sempre à noite.
Polo Alto do Moura
Terá programação cultural nos fins de semana e feriados. Trios de forró pé-de-serra e bandas de pífano prometem animar os visitantes. Os ateliês de todos os artistas serão abertos e sinalizados dentro da estética do São João. Já os restaurantes oferecerão a mais regional culinária nordestina.
PROGRAMAÇÃO (31/05 a 6/6)
Sábado (31/05)
Azulão
Alceu Valença
Dorgival Dantas
Brucelose
Domingo (01/06)
Camarão
Amazan
Brasas do Forró
Sexta (06/06)
Didi Caruaru
Sirano & Sirino
Forró de Griff
Cavaleiros do Forró