Campanha conscientiza sobre lixo na Feira da Sulanca em Caruaru, PE

Campanha conscientiza sobre lixo na Feira da Sulanca em Caruaru, PE

A cada edição, são produzidas quatro toneladas de resíduos sólidos.
Prefeitura e Associação de Catadores fazem campanha na praça.

 

 

A cada edição da feira de Caruaru,  no Agreste pernambucano, são produzidos cerca de 4 toneladas de lixo de acordo com o Departamento de Feiras e Mercados. Por conta deste alto número de material prejudicial ao meio ambiente, a Prefeitura da cidade e a Associação de Catadores de Resíduos de Caruaru vem realizando uma ação de conscientização na Praça 18 de maio.

Os voluntários vão à feira distribuir panfletos e conversar com os milhares de comerciantes e compradores que produzem tanto lixo a cada dia. Eles incentivam as pessoas a depositar o lixo nos tonéis, separados por categorias entre metais, papéis, vidros e plásticos. O vice-presidente da associação, João Batista Nascimento, explica que tudo vai para os Catadores de Lixo para receber o devido tratamento. “Vai tudo para um galpão provisório que nós temos na Academia da Cidade. Depois vai ser selecionado, prensado e remetido para as grandes empresas, que vão dar o destino correto”, afirma o voluntário.

Célia Domingos é vendedora e está disposta a fazer a sua parte. “Eu sempre procuro andar com bolsinha do lado ou coloco dentro do meu carro. Quando chego na minha casa, coloco dentro de uma sacola de lixo e depois na porta de casa, para esperar o caminhão passar”, conta a comerciante.

O Departamento de Feiras e Mercados apoia o projeto e se preocupa com as consequências negativas que os resíduos podem trazer para a feira, especialmente nos períodos de chuva. “O lixo pode entupir canaletas e influenciar negativamente o fluxo da feira. Além de ser um lixo muito inflamável, com papelões e plásticos, estes itens podem atrapalhar e ser causa de grandes problemas aqui dentro da feira e em toda a cidade”, afirma o diretor, Jonas Ribeiro.

 

 

FOnte: g1

Sobre o autor

Postagens Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *