CARUARU: A cidade mais violenta do interior do estado

A cidade de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, vem sofrendo um verdadeiro caos social com assaltos, homicídios e a insegurança que reina em vários pontos da cidade. Atrelado a falta de segurança está o problema da escuridão na cidade, dezenas de ruas e avenidas estão as escuras, o que vem aumentando a onda de criminalidade nesses locais.

“Caruaru está um caso sério, estou fazendo o que posso. Busco minha filha no ponto de ônibus. Evito andar com coisas de valor e peço a Deus para ser protegido. Essa cidade está entregue aos bandidos. ”, desabafou um aposentado.

Crescente número de homicídios

O número de homicídios registrados em Caruaru cresceu em 2017, quando comparado com o mesmo período dos últimos dois anos. Segundo o Informe Mensal de Conjuntura Criminal da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS), foram 45 casos de janeiro a março de 2015, no mesmo período de 2016 foram registrados 53 homicídios, em 2017  foram registrados 65 assassinatos em menos de três meses (até o dia 22 de março).

 

A cidade mais violenta do interior do estado

O blog Ronda JC publicou uma matéria sobre o ranking dos municípios com maior número de assassinatos registrados em Pernambuco. Em relação aos números divulgados pela Secretaria de Defesa Social (SDS), de janeiro a fevereiro deste ano, o município de Caruaru é líder em assassinatos no interior do estado e o quarto entre todos os municípios de Pernambuco.

Segundo a moradora Maria da Silva, a violência tem mudado a rotina de quem viver na cidade. “A gente anda assombrada, pois a qualquer momento poderemos ser assaltada, ando na rua com muito medo”, contou a dona de casa.

Falta de iluminação pública

A insegurança assusta os pedestres e motoristas que precisam passam pelas ruas e avenidas, em vários pontos da cidade. A via local da BR-104 e a falta de iluminação tem assustado a população, durante a madrugada, a pouca iluminação diminui a visibilidade dos motoristas que acabam passando pelos semáforos vermelhos.

“Eu acho que a situação está bem ruim, né? São pessoas andando de noite, escuro, não tem segurança. Tá bem difícil”, conta o autônomo Marinaldo da Silva.

Segurança pública em Pernambuco

O governador Paulo Câmara enviou nesta terça-feira (21) à Assembleia Legislativa de Pernambuco o  Projeto de Lei Complementar nº 1211/2017 que cria o Batalhão Integrado Especializado (BIE) de Caruaru, na estrutura orgânica da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE).

O objetivo do Governo é aperfeiçoar, quantitativa e qualitativamente, as ações voltadas à promoção da segurança pública e do bem-estar da população do interior do Estado.

Um aspecto a se destacar são as condições problemáticas em que se encontram as nossas polícias. Salários baixos, falta de condições mínimas de trabalho e jornadas extenuantes, são regras na grande maioria das forças policiais brasileiras. Diante disso, é fundamental melhorar as diferentes dimensões das condições de trabalho dos policiais.

 

fonte: folhadecaruaru.com.br

Sobre o autor

Postagens Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *