Conheça o estilo e visual das personagens de “Totalmente Demais”

Conheça o estilo e visual das personagens de “Totalmente Demais”

Marie Claire conversou com a figurinista Rô Gonçalves e a caracterizadora Carmen Bastos para saber mais detalhes sobre os looks, cabelos e makes das personagens da nova novela das 19h

Adriana Birolli é diretora do site NeoTop e Juliana Paes da revista Totalmente Demais (Foto: Divulgação/TVGlobo)

O mundinho fashion desfila na telinha em grande estilo na nova novela das 19h. “Totalmente Demais” traz à cena o glamouroso universo da moda, da beleza e das grifes de luxo. Uma revista feminina, uma agência de modelos e uma poderosa marca de cosméticos servem como pano de fundo para a trama que, com certeza, vai antecipar tendências de roupas, cabelos e maquiagem, além de ditar muitos modismos. A figurinista Rô Gonçalves e a caracterizadora Carmen Bastos entregam aqui o estilo dos principais personagens.

Escrita por Rosane Svartman e Paulo Halm, com direção geral de Luiz Henrique Rios, Totalmente Demais é uma comédia romântica. Como em um conto de fadas moderno, os personagens, movidos pela esperança, tentam a todo custo transformar seus sonhos em realidade. A trama principal focaliza as histórias de Eliza (Marina Ruy Barbosa), Carolina (Juliana Paes), Arthur (Fábio Assunção) e Jonatas (Felipe Simas). Como contraponto ao ambiente luxuoso da moda, beleza e grifes badaladas, a novela também mostra a luta pela sobrevivência de moradores de rua que inventam profissões para se sustentar.

O contraste entre esses dois mundos vai se traduzir em um figurino e caracterização bem diferenciados. Uma diretora de revista, uma modelo, uma blogueira, uma it-girl e uma vendedora ambulante vão ter, claro, estilos totalmente diferentes. Sem falar nas transformações de visual que sempre rolam ao longo da novela.  Aqui, conheça o estilo e visual as personagem.

Carolina (Juliana Paes)
Diretora da revista Totalmente Demais, ela é uma referência no mundo da moda.  Segue as tendências, mas tudo sempre adaptado a seu gosto pessoal. Usa roupas sensuais que valorizam suas curvas. “Ela não é vulgar, mas tem uma sensualidade natural, e suas roupas refletem isso. Prefere tons clássicos e lisos,” conta Rô Gonçalves. Segundo ela, “as inspirações para criar o figurino da Carolina vieram de pessoas reais, que, assim como ela, também trabalham no meio fashion, como a editora de moda Carine Roitfeld e a it-girl Miroslava Duma.” A figurinista diz que também foi buscar referências em desfiles das semanas de moda. “Tudo que estiver dentro do high fashion nos serve de inspiração. Todos os looks da personagem são pensados e elaborados, já que ela é uma mulher que veste a moda. Um resumo do seu estilo: roupas com caimento impecável, sempre complementadas por acessórios exuberantes, como cinturões marcando bem a cintura, bijoux-jóias e bolsas de grife.”

A caracterizadora Carmen Bastos completa: “Carolina já chama atenção por si só, então, nossa opção foi mais por tons nude.” Segundo ela, a personagem de Juliana Paes é uma mulher dinâmica. “Seu universo vai de uma reunião na revista até uma viagem ou um grande evento. Por isso, a maquiagem é bem cuidada, em tonalidades nude para esmalte, batom e sombras. Só abusamos do batom vermelho em várias nuances para as festas e grandes eventos.”

Lorena (Adriana Birolli)
Diretora do site de moda e fofoca NeoTop, Lorena já trabalhou com Carolina na revista, mas sempre teve uma relação de disputa com a diretora de redação. Super antenada com as tendências, se veste rigorosamente de acordo com a moda. Igualmente sedutora, é o calcanhar de Aquiles da diretora de redação da Totalmente Demais. Para acentuar a diferença entre as duas personagens, Carmen Bastos conta que o cabelo de Adriana foi ondulado e clareado. “Para realçar seus hipnotizantes olhos azuis, usamos um delineador preto desafiador, com um traço gatinho largo, bem gráfico.”

Marina Ruy Barbosa irá se tornar uma topmodel e Juliana Paiva sonha em ser uma modelo famosa (Foto: Divulgação/TVGlobo)

Eliza (Marina Ruy Barbosa)
A personagem vai passar por várias transformações ao longo da novela. No começo da trama, Eliza já é uma garota selvagem e quase sem vaidade. Depois que for morar na rua, ela passa a usar somente roupas doadas e ganhar um ar meio sujinho. “Tudo sempre muito simples”, diz a figurinista.

A caracterizadora explica que para as primeiras cenas manteve a pele da atriz sem correções e até sem máscara para cílios. “Usamos somente filtro solar, um pigmento dourado para simular o bronzeado, óleo mineral e, muitas vezes, uma maquiagem que imita sujeira. Nos fios, ela aplica produtos que reproduzem o efeito da água salgada, para deixar as mechas rebeldes. “Algumas partes do cabelo foram clareadas, para dar a impressão de queimado de sol, já que Eliza vive nas ruas. O tom da pele dela também é mais bronzeado,” conta Carmen Bastos. Na primeira transformação, quando participa do concurso Garota Totalmente Demais, Eliza será produzida pela equipe da agência Excalibur. “Só mais pra frente, ao se transformar em modelo pelas mãos do dono da agência (Fábio Assunção) é que ela vai criar seu próprio estilo de modelete.”

Cassandra (Juliana Paiva)
Sandra se transforma em Cassandra pelos desígnios da numerologia. Sonha em ser modelo e celebridade e também vai participar do concurso Garota Totalmente Demais. Segundo Carmen Bastos, é a caracterização mais difícil da novela. “Para acompanhar as loucuras de Cassandra para virar celeb, gravamos simultaneamente três visuais para a personagem: loira, morena e ruiva. Mas para a grande transformação final, tivemos que fazer maquiagens mal acabadas, antiquadas, exageradas. É trabalhoso, sim, mas engraçado.” Rô Gonçalves comenta: “A Cassandra vive exagerando nos looks. Tudo o que é tendência ela tenta usar, mas a sua maneira. Algumas vezes, o tiro sai pela culatra e o visual vira um desastre.”

Lu (Julianne Trevisol)
Blogueira e it-girl, Maria Luiza, ou melhor, Lu, é a assistente pessoal da diretora da revista.  Segundo Rô Gonçalves, ela é a grande referência de moda na novela. “Lu tem estilo e um colorido todo especial. Muito moderna, é nossa vitrine de tendências. Ela pode tudo. Cria, inventa, ama acessórios, adora bolsas, mistura estampas como ninguém, é ousada e nada óbvia,” descreve a figurinista.

Carmen Bastos explica que, para compor o look sempre antenado da blogueira, o cabelo dela ganhou um tom de loiro platinado acinzentado e um corte curto repicado com franjão. “A Lu carrega um figurino diversificado em modelos e cores. Por isto, optei por uma maquiagem mais contida e variamos com batons, bem coloridos e divertidos.”

Lili (Vivianne Pasmanter)
De família tradicional, herdeira da marca de cosméticos Bastille, é uma mulher de bom gosto, muito requintada. Faz o estilo clássico. Usa pouca maquiagem e prefere esmaltes nude. Nas cenas de flashback, aparece com a pele bronzeada, cabelo mais claro e make mais forte, sempre de esmalte vermelho. Como na trama ela perdeu uma filha, acabou se tornando naturalmente mais sóbria e seus cabelos ficaram mais escuros.

Lavínia Vlasak interpreta uma ex-modelo e Fernando Motta é uma top no auge da carreira (Foto: Divulgação/TVGlobo)

Natasha (Lavínia Vlasak)
Ex-modelo, Nastasha é casada com um empresário estrangeiro. Tem uma filha, Jojô (Giovanna Rispoli), com o personagem de Fábio Assunção. Seu estilo é cool, básico, mas chic. Com extremo bom gosto, se preocupa muito com aparência, faz questão de parecer bem para rivalizar com as namoradas do ex-marido. Pele bem tratada, maquiagem sutil, mas sempre enfatizando os olhos de felina. Os cabelos ondulados foram levemente clareados.

Daniele (Fernanda Motta)
A top model internacional está sempre pronta para o próximo clique. Usa cores modernas e ousadas nas unhas, make-up e cabelos. De certa forma, a modelo Fernanda Motta impõe seu próprio estilo à personagem. A figurinista só deu uma pegada Boho no modo de vestir de Daniele.

Giovanna Rispoli faz a filha do personagem de Fábio Assunção e Jéssica Ellen é uma ex-modelo e booker (Foto: Divulgação/TVGlobo)

Jojô (Giovanna Rispoli)
Filha de Arthur e Natasha, Jojô é rebelde e gótica. Para chamar a atenção dos pais, tenta chocá-los usando roupas pretas rasgadas, oversized, fugindo ao máximo do mundo fashion que a rodeia. Carmen Bastos lembra que Jojô odeia o universo da moda, porque ele lhe rouba o tempo com os pais. “Por isso, adota uma identidade visual dark, meio punk. Seus cabelos são negros e as unhas bem escuras e borradas.”

Adele (Jéssica Ellen)
Ex-modelo e booker dos catálogos da agência de modelos Excalibur. Apesar da origem humilde, Adele tem um estilo próprio, bem moderninho. Para produzir seus looks, mistura peças atuais com vintages. Carmen Bastos define assim a personagem: “É uma mulher ao estilo Klimt. Cabelo chanel bem curto, pescoço à mostra, unhas sempre com cores modernas.”

Leona Cavalli interpreta a mãe da personagem de Marina Ruy Barbosa e Lellêzinha é uma menina que sonha em ser rainha do funk (Foto: Divulgação/TVGlobo)

Gilda (Leona Cavalli)
Cozinheira do bar do marido e mãe de Eliza, ela é uma mulher bonita, mas maltratada pelo tempo e pela falta de recursos. Apesar de viver em uma cidade do interior, Gilda conserva um pouco de vaidade. Apaixonada pelo marido, usa decotes e saias, mantendo a feminilidade. Como não tem muito tempo para se cuidar, sua caracterização é bem simples: pele apenas uniformizada e os cabelos bem cacheados e presos de forma casual.

Jennifer (Lellêzinha)
Interpretada por Lellêzinha, a Mestre do passinho, Jennifer é uma moça pobre que sonha ser rainha do funk. Ela finge se vestir de maneira comportada na frente da mãe, mas, quando vai para os bailes, se transforma. “Usa e abusa de microsshorts e tops curtos, e está sempre sensualizando,” resume Rô.  Segundo Carmen, a personagem é uma metamorfose ambulante. “Para sair à noite, ela solta o cabelo, que tem a parte frontal trançada, e se maquia na rua, investindo em cores fortes e muito brilho.”

Sobre o autor

Postagens Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *