Entrevista com o músico Caruaruense Israel Silva

O site da Feira de Caruaru.com esteve com o músico contrabaixista Israel Silva da cidade de Caruaru-Pe, em bate-papo exclusivo falando da cena musical da cidade e a cultura nordestina…

 

 

Primeiramente gostaríamos de te perguntar como foi que tudo começou? Como a música entrou na sua vida?

R: Antes de tudo, gostaria de agradecer pelo convite dessa entrevista. Fico muito feliz em saber que posso contribuir para o crescimento da cultura de nossa cidade.

Bom, tudo começou muito cedo na minha vida. Comecei a estudar violão com um rapaz de minha congregação aos 12 anos aproximadamente. Depois de 2 anos passei a estudar o contrabaixo e estou até hoje estudando e tocando esse fantástico instrumento. Desde 1998 venho lecionando aulas de baixo e violão, hoje graças a Deus tenho minha própria escola de música, Academia de Música Sonora.

 

 

Legal sua resposta, ja tocou muito forró na capital do forró? Já sei a sua resposta mais o público quer saber .

R: Sim, Já toquei muito, rsrsrs… Toquei tanto no palco principal como no palco como nos palcos e pólos alternativos… Com muitos artistas como, Rosimar Lemos, Tuta Filho, Forró da vaqueirama, Gilvan neves,  e outras que agora eu não me lembro. No momento não estou mais tocando no meio secular.

 

 

 

Qual foi a influencia da cultura Nordestina na sua música?  Você passa isso para seus alunos e pessoas que querem aprender algum instrumento musical, a cultura nordestina?

 

R: Clarooo, nossa música é riquíssima, tenho muitas influências de nossa cultura musical, é tanto que o título do meu primeiro CD instrumental é Sonhos & Influências, influenciado exatamente por nossa cultura, e quanto à aulas com esse fundamento musical eu acho essencial que todos os alunos tenham essa oportunidade de conhecer e executar nossos ritmos regionais, que tanto são lindos como complexos de se executar em qualquer instrumento.

 

 

Na cidade de Caruaru como funciona ter uma carreira bem sucedida como a sua na musica?

grandes nomes da musica como Celso Pixinga  dentre outros falaram de você pelo Brasil a fora, isso te da um apoio para continuar e criar novos músicos como professor?

 

R: Sim, Graças à Deus hoje sou conhecido em todo território nacional graças à oportunidades que tive na vida de participar de grandes festivais de contrabaixo e sair em revistas de âmbito nacional como a Cover Baixo. Muita gente me reconhece hoje por acompanhar essas revistas, hora ou outra nas redes sociais alguém fala comigo por lembrar-se de mim das revistas. É muito importante pra o músico ter esse reconhecimento principalmente em nossa região porque ainda existe algum tipo de preconceito com os nossos artistas. Mas foi muito bom, conhecer grandes músicos da área, e é sim um grande incentivo pra continuar as batalhas do nosso cotidiano.

 

 

 

O que a cidade de Caruaru representa pra você, toda essa cultura e soberania caruaruense?

 

R: Caruaru apesar de não dar tanto espaço pra a música instrumental de forma geral, tem seu luxo de ser chamada de Capital do Forró, então isso já é um grande marketing da cidade, quando eu digo que sou de Caruaru o pessoal sempre associa à Capital do Forró e a cidade do mestre Vitalino, a Feira da Sulanca, então sabemos que temos uma responsabilidade grande de representar nosso povo e principalmente nossa cultura.

 

 

Qual o seu maior sonho pro futuro? Onde queres parar em nome da musica?

 

R: Apesar de ter uma boa estrutura não só em Caruaru, mas em todo estado de Pernambuco, eu preciso conhecer novos horizontes, novas pessoas, trabalhar em outras cidades maiores se eu quiser que meu trabalho seja reconhecido nacionalmente de forma mais abrangente. Meu sonho é passar algumas temporadas em São Paulo e, poder tocar com artistas de re-nome, e estudar fora do país, de preferência na Berklee situada em Boston EUA, a faculdade de música mais conceituada do mundo!…rsrsrs

 

 

 

Agradecemos o papo Com Israel Silva esse ícone da Música Brasileira que tem levado seu talento através da boa música e humildade.

Site Feira de Caruaru com mais essa edição de entrevista , Rafhael Milfont entrevistador .

 

 

 

 

 

Sobre o autor

Postagens Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *