Microsoft apresenta nova geração do Office nos Estados Unidos

Steve Ballmer, CEO da Microsoft, faz anúncio do novo Office (Foto: Laura Brentano/G1)

 

A Microsoft apresenta, nesta segunda-feira (16), a nova geração do seu pacote Office, o conjunto de programas de produtividade da companhia que inclui o processador de textos Word, o software de planilhas Excel e o programa de apresentações PowerPoint. “É o lançamento mais ambicioso do Office que já fizemos”, disse Steve Ballmer, CEO da empresa.

Parece que estamos em 1995 de novo. Há anos, não nos sentimos tão vibrantes e empolgados com uma nova versão do Windows”
Steve Ballmer, CEO da Microsoft

A partir de agora, o pacote Office será mais integrado à nuvem, permitindo a edição de documentos em vários dispositivos, e mais adaptado aos dispositivos com telas sensíveis ao toque ou a canetas digitais. “Parece que estamos em 1995 de novo. Há anos não nos sentimos tão vibrantes e empolgados com uma nova versão do Windows”, disse o CEO. “É a mais vibrante e animadora versão do Office em anos.”

“Nós transformamos o Office para abraçar os princípios de design do Windows 8”, disse Ballmer. Isso faz com que um dos grandes destaques do novo Office seja seu design, alinhado ao sistema de blocos que a Microsoft adotou para o Windows 8. A interface ficou conhecida como “metro”. “A nossa nova onda de produtos foi criada para o seu escritório moderno”, afirmou o executivo.

Ballmer apresentou uma versão prévia do novo pacote, que já está disponível para download –ele não é compatível com o Windows Vista ou Windows XP. O software final, cuja compatibilidade ainda não foi revelada, ainda não tem data oficial de lançamento e não há confirmação que o novo office chegue junto com o windows 8 em outubro.

“A nova geração do Office marca o momento em que ele se transforma em um serviço”, disse Ballmer. Segundo ele, o novo Office se adapta ao jeito com que as pessoas trabalham atualmente. “As pessoas trabalham de formas mais sociais e colaborativas. O Office usa, por exemplo, a nuvem para lembrar o que você estava fazendo ou suas preferências. O novo Office usa o lado social.”
Chegada do evento da Microsoft sobre o novo pacote Office (Foto: Laura Brentano/G1)

 

Ballmer exemplifica esse novo modelo de trabalho com “cenários” que se tornaram mais importantes que nunca. “Nas reuniões, agora as pessoas podem ter Skype numa sala de teleconferência. O novo Office segue esse caminho”, disse. “Apesar disso, ainda há muitas anotações off-line.”

Essa mobilidade do “escritório moderno” de Ballmer é evidenciada no fato de que agora o Office tem um “modo de leitura” em tela cheia que se adapta a cada modelo e tela de tablet. Além disso, haverá uma integração multimídia nesses tipos de documento, permitindo fazer a adição de vídeos e fotos guardados na nuvem.

Os programas também serão integrados com a nuvem, por meio do SkyDrive –como padrão, todos os documentos criados no Office serão salvos na nuvem, permitindo comentar arquivos de amigos e receber revisões.

O lançamento é mais uma iniciativa da Microsoft para competir com os concorrentes do Office: o Google Docs, que funciona completamente on-line, e o iWork, da Apple, que já tem versões para o iPad.

Sobre o autor

Postagens Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *