Oito mil são vacinadas contra paralisia infantil em João Pessoa, diz secretaria

Números são referentes ao ‘Dia D’ da campanha que ocorreu no sábado (16).
Secretaria de Saúde espera imunizar 52 mil crianças até 6 de julho.

 

 

A prefeitura de João Pessoa informou neste domingo (17) que mais de oito mil crianças, com idade entre zero e cinco anos, foram imunizadas no ‘Dia D’ da Campanha Nacional de Vacinação contra a Paralisia Infantil, realizado no sábado (16). Segundo a administração municipal foram disponibilizados 210 pontos de vacinação, entre postos fixos e volantes, e cerca de 900 profissionais da saúde trabalharam na vacinação.

 

A secretaria de Saúde de João Pessoa estima que 52 mil crianças sejam vacinadas até o dia 6 de julho, qundo termina a campanha. A coordenadora de imunização da secretaria, Chiara Dantas, disse que 57 mil doses da vacina estão sendo disponibilizadas nos postos. “Temos como meta imunizar 52 mil crianças, chegando a 95% crianças vacinadas”, disse .

Chiara Dantas explicou que os pais devem ficar atentos, pois existem algumas restrições a vacina.. “Não devem ser vacinadas as crianças que tenham imunodeficiência congênita ou adquirida ou estejam em tratamento com corticosteróide por mais de duas semanas; ou aquelas vítimas de infecções agudas, com febre acima de 38 ºC, diarreia e/ou vômito intensos; ou ainda que tenham hipersensibilidade conhecida ao componente da vacina”, afirmou.

A poliomielite é uma doença infecto-contagiosa viral aguda que pode provocar a paralisia dos membros inferiores ou até levar à morte. O vírus se instala e se multiplica no tubo digestivo e logo pode invadir o sistema nervoso central e atacar as células motoras.

O último caso da doença no Brasil aconteceu em 1989, no município paraibano de Sousa e, desde então, a doença está erradicada no país graças às campanhas contínuas promovidas pelo Ministério da Saúde.

Sobre o autor

Postagens Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *