Orquestra de Violinos e Orquestra Popular de Caruaru participam da abertura da Fenearte

Na tarde dessa sexta feira, 06, durante abertura da XIII Feira Nacional de Negócios do Artesanato – Fenearte, evento que reúne profissionais da  arte, cultura, gastronomia, decoração, moda e música, a Orquestra de Violinos e a Orquestra Popular de Caruaru realizaram apresentações, o repertório foi composto por músicas de Luiz Gonzaga, homenageado desta edição da Fenearte.

 

A Fenearte tem como objetivo a difusão da riqueza cultural do nosso estado. “Participar de um evento como este é muito importante para todos que compõem as orquestras proporcionando a essas crianças o acesso à arte e a perpetuação de nossa cultura, a exemplo dos meninos que já mostram grande intimidade com a sanfona, instrumento tipicamente nordestino”, pontuou Marta Melo, secretaria da criança, do adolescente e de políticas sociais.

 

As orquestras são compostas por crianças e adolescentes entre oito e 17 anos que participam das oficinas de música, oferecidas pelo Centro de Qualificação Profissional I e II e pelos integrantes da Orquestra de Violinos “Meninos do Monte Bom Jesus” e do bairro do Salgado.

 

Atualmente 120 crianças e adolescentes integram as oficinas oferecidas pelo Centro de Qualificação Profissional I e II que tem por principal objetivo proporcionar aos beneficiários do Programa Bolsa Família a aquisição de novos conhecimentos nas mais diversas áreas. O empenho e dedicação dos jovens dão origem a novos talentos que integram a Orquestra Popular de Caruaru e encanta ao público com suas apresentações.

 

A formação dos músicos mirins, que compõem as orquestras de cordas reunindo cerca de 150 crianças entre oito e 13 anos foi uma iniciativa da primeira dama Carminha Queiroz, que ao presentear suas netas com violinos e aulas do maestro Bitonho, sugeriu ao prefeito o ensino de música para crianças das  escolas municipais.

Sobre o autor

Postagens Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *