Segunda Conferência Municipal das Cidades é realizada em Caruaru

Caruaru realiza ao longo desta sexta-feira (1º) a Segunda Conferência Municipal das Cidades. Este ano, a função social da cidade e da propriedade é o tema do encontro, que é realizado pelo Conselho Municipal das Cidades, com apoio da URB, Secretaria Planejamento e Gestão e Secretaria de Participação Social. O evento é realizado no auditório da Faculdade Asces.
Pela manhã, além da leitura do regimento, foi realizado debate entre os participantes sobre o lema: ‘Cidades Inclusivas, Participativas e Socialmente Justas’.

Para o prefeito José Queiroz, que abriu a Conferência ao lado do vice Jorge Gomes, Caruaru é referência nacional na realização desses encontros, que efetivam a participação social na política. “Estamos felizes em afirmar que o nosso Orçamento Participativo é campeão nacional em resolutividade das propostas. O bem-estar da população é a nossa meta e temos feito todo o possível para governar indo ao encontro dos anseios da população”, destacou.
De acordo com o presidente do ConCidade, Aldo Arruda, estabelecer metas para o desenvolvimento da cidade é uma das prioridades do evento. “Aprendemos muito com a Conferência anterior. Estamos maduros e a comunidade está consciente em busca da construção de uma cidade mais coletiva e melhor de se viver”, disse.

Ao longo da tarde, grupos temáticos discutirão eixos específicos que nortearão o debate final. São eles: regularização fundiária, política de habitação, acessibilidade e mobilidade, transporte e trânsito, saneamento e meio ambiente, plano diretor, participação social e gestão pública e ainda planejamento e desenvolvimento econômico sustentável.

Segundo Ingrid Oliveira, representante dos movimentos sociais, a participação efetiva da sociedade é fundamental para o sucesso da Conferência. “Queria destacar a importância das mulheres nessa luta em busca de maior segurança e igualdade de gênero. O meu agradecimento ainda aos estudantes, negros e negras, comunidade LGBT e movimento sem-teto, que engradecem esse evento”, afirmou.

A conferência segue até às 18h, com a aprovação das propostas finais, eleição dos delegados e delegadas e formação do novo Conselho Municipal das Cidades.

Sobre o autor

Postagens Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *